Vacina da Dengue

Quando receber a Vacina da Dengue?

Dengue é uma doença infecciosa e o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, as epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e a eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.

Vacina da Dengue

O dengue clássico se inicia de maneira súbita e pode ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias.

Dengue hemorrágico é uma forma grave de dengue. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte. Dengue hemorrágico necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente.

Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Deve-se ingerir muito líquido como água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. NÃO devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil-salicílico e anti-inflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

No Brasil acaba de ser liberada  pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), uma vacina contra o vírus da dengue,  produzida por um importante laboratório francês, o  Sanofi Pasteur. O nome da vacina é Dengvaxia.

A vacina da dengue está indicada para pessoas entre 9 e 45 anos de idade em três doses com intervalo de 6 meses entre elas. Fora desta faixa etária, os estudos demonstram que sua eficácia é baixa e, portanto, não está indicada. Esta vacina da dengue tem uma eficácia que não é considerada muito alta. Isso significa que ela garante aproximadamente 65,6% de proteção geral. Segundo o laboratório Sanofi, os estudos indicaram que a vacina da dengue tem a capacidade de proteger contra os casos mais graves de dengue. Por isso vale a pena.

Esta vacina só tem eficácia contra o vírus da dengue, não sendo eficaz para Zika e Chicungunya.

Eliminar o Aedes dos céus brasileiros ainda continua sendo uma meta!!

Para maiores esclarecimentos entre em contato com a nossa clinica de vacinação!