Vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin)

Meningite Tuberculosa

A Meningite Tuberculosa é transmitida por uma bactéria (o chamado “bacilo de Koch”) e é uma das complicações mais graves da Tuberculose. Começa como uma doença leve, porém há casos de convulsões desde o início. Diferentemente das demais meningites, ela progride de forma mais lenta – os primeiros sintomas podem levar de 4 a 12 semanas para se manifestarem -, o que pode dificultar o correto diagnóstico. Ela pode ser dividida da seguinte forma:

• Estágio I – Em geral, tem duração de 1 a 2 semanas e os sintomas são parecidos com os de outras doenças: febre, dor muscular, sonolência, apatia, irritabilidade, dor de cabeça, falta de apetite, vômitos, dor abdominal e mudanças súbitas do humor. Nessa fase, o paciente encontra-se lúcido e o diagnóstico é feito através de exame do líquido da medula espinhal.
  • Estágio II – Mantém-se os sintomas da fase inicial e aparecem alterações como: estrabismo, alteração dos movimentos e da sensibilidade na face, pálpebra caída, entre outros. Pode haver inflamação no cérebro com aparecimento de tremores nas mãos e nos pés, distúrbios da fala, trejeitos e movimentos involuntários.
  • Estágio III ou período terminal – É a fase em que aparecem deficiências do sistema nervoso central, tais como: rigidez na nuca com a cabeça ficando tracionada para trás; surgem alterações do ritmo do coração e da respiração; a pessoa fica confusa e pode entrar em coma. Em qualquer fase da doença podem surgir convulsões generalizadas ou em determinadas partes do corpo (exemplo: só a mão treme).

Transmissor – O ser humano doente. (Em algumas regiões, o gado bovino doente e, em raras ocasiões, os primatas, as aves e outros.)

Forma de transmissão – A doença é transmitida de pessoa a pessoa através do ar contaminado com gotículas de saliva infectadas após o doente tossir, espirrar e falar.

Período de transmissão – A Meningite Tuberculosa só é transmitida quando está associada à Tuberculose pulmonar e enquanto o paciente ainda não estiver sendo tratado. Após o início do tratamento, a transmissão é reduzida (gradativamente) a níveis insignificantes.

Complicações – A Meningite Tuberculosa é uma complicação da tuberculose. Quanto mais cedo o início do tratamento, menor é a chance de morte ou a ocorrência de sequelas como: aumento do volume da cabeça, retardo mental ou a pessoa ficar endurecida e com a musculatura contraída.

Lembre-se: não se automedique. Sempre procure seu médico. Ele poderá indicar o melhor tratamento para que você recupere sua saúde.

Vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin)

Vacina indicada para proteção de formas graves de Tuberculose (Meningite Tuberculosa e Tuberculose Miliar). Ela contém bactérias vivas enfraquecidas e deve ser tomada nas primeiras 72 horas após o nascimento ou em situações específicas, como profissionais da saúde expostos ao risco de infecção. Informe-se com seu médico sobre a necessidade de tomar a vacina.

A vacina é aplicada através de injeção no braço direito. Após a aplicação há uma reação no local que cicatriza entre 6 a 10 semanas. Faça acompanhamento com seu pediatra para ver se não há problemas na cicatrização – é necessário que fique uma cicatriz no local da vacinação.